Utilização da plataforma Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem na Escola Básica e Secundária da Calheta

  • Irene Pereira Asuncion Maciel (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Num contexto em que o reconhecimento e o investimento em diversos domínios, envolvendo as novas tecnologias no ensino, se faz sentir, foi o conhecimento ainda insuficiente das práticas existentes nas escolas, principalmente na escola objeto de estudo, no que se refere à utilização de plataformas de apoio à aprendizagem e a prática docente, que nos levou a realizar esta investigação. Em particular pretende-se estudar a utilização da plataforma Moodle e o seu contributo para um conhecimento de realidades e de práticas atuais neste domínio, bem como identificar procedimentos que permitam consciencializar os docentes para o grande potencial que este recurso oferece no apoio à aprendizagem. Assim, propomo-nos realizar neste projeto de investigação um estudo da plataforma como ferramenta de apoio à aprendizagem na Escola Básica e Secundária da Calheta. Para execução do estudo optou-se por um estudo de caso apoiando-se num modelo de investigação empírica, baseado em uma metodologia mista, ou seja, dimensão quantitativa e qualitativa. Os dados foram recolhidos através da entrevista ao administrador do Moodle e de três inquéritos por questionários online. Dois questionários foram aplicados aos docentes da escola em estudo e um outro aos alunos de três turmas. Dá análise de dados podemos concluir que a utilização da plataforma como ferramenta de apoio à aprendizagem na Escola em estudo, ainda é muito escassa. A sua prática é feita essencialmente em ações de formação e de consulta de informação. No seu todo é pouco explorada e utilizada quando se passa para dentro de sala de aula. A sua utilização é feita de forma pouco colaborativa e é usada como repositório de conteúdos. De uma forma geral os docentes são da opinião que é uma ferramenta com qualidade, simples de trabalhar e que compensa o esforço.
Data do prémio18 mar. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Reis Lagarto (Supervisor)

Keywords

  • Sistemas de gestão de aprendizagem
  • Moodle
  • TIC

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'