Numa sociedade em rápida mudança os paradigmas de ensino tradicionais não parecem dar resposta aos desafios que a sociedade digital coloca a todos os seus membros, em especial aos jovens. O ensino da matemática, que é uma disciplina clássica, com caraterísticas específicas muito próprias, pode ser enriquecido com a utilização das novas tecnologias. Neste trabalho interrogamo-nos se, a utilização e construção de recursos digitais, pode ter um papel motivador na aprendizagem da disciplina, potenciador da aquisição e consolidação de conceitos, da autonomia e da autoconfiança do aluno. A abordagem utilizada foi o estudo de caso, com discussão em grupo focal, realizado em duas turmas do 9º ano. Os resultados indiciam que a utilização e criação de recursos digitais, é um fator de motivação e que contribui para uma consolidação de conceitos já adquiridos. No entanto, nem todo o tipo de recurso parece ter a mesma influência motivacional assim como, o contexto em que é utilizado ou produzido, influencia a apreciação dos aprendentes. As Tic também parecem ter uma influência positiva na facilidade em resolver tarefas de aplicação em novas situações. Este estudo é apenas um ponto de partida para investigações mais aprofundadas sobre a integração de recursos digitais na aula de matemática.
Data do prémio | 27 fev. 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | José Reis Lagarto (Supervisor) |
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- Mestrado em Ciências da Educação
Utilização de recursos digitais na aula de matemática
Capela, H. M. M. S. (Aluno). 27 fev. 2013
Tese do aluno