Utilização de um sistema de apoio à decisão clínica na reabilitação com implantes dentários e análise dos resultados clínicos
: SAC Assessment Tool

• Maria Nuno Quintans Garcia (Aluno)

Introdução: a International Team for Implantology desenvolveu a ferramenta SAC Assessment Tool para categorizar o grau de risco e complexidade das reabilitações implanto-suportadas. Os objetivos definidos para esta investigação centraram-se: na análise da aplicação desta ferramenta nos casos clínicos efetuados; no estudo da relação entre cada variável e o resultado final da ferramenta; na análise dos resultados clínicos, particularmente taxa de sucesso/sobrevivência e complicações mecânicas e biológicas da reabilitação. Materiais e Métodos: estudo observacional, longitudinal retrospetivo. Foram analisadas todas as variáveis registadas pela SAC Assessment Tool e os resultados clínicos em pacientes com reabilitações protéticas implanto-suportadas executadas numa Clínica Dentária Universitária. Os dados recolhidos foram alvo de análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: foram analisados dados da avaliação cirúrgica de 78 pacientes (131 zonas edêntulas), sendo que 38 desses tinham também avaliação protética (58 zonas edêntulas). Tempo de follow-up cirúrgico: 8 meses. A maioria dos pacientes era do sexo feminino, 46-65 anos, saudáveis, com expectativas médias-altas, higiene oral suficiente, sem hábitos tabágicos e acesso para reabilitar adequado. Maioritariamente realizaram-se reabilitações unitárias, sem risco estético, com protocolo de carga convencional e retenção aparafusada. A maioria das avaliações cirúrgicas apresentaram grau de dificuldade simples e avançado, e as protéticas um grau simples. A maior parte das variáveis da avaliação cirúrgica e os resultados clínicos apresentaram uma relação estatisticamente significativa com o resultado final da SAC, o mesmo não se verificando na avaliação protética. Conclusões: a SAC Assessment Tool é uma ferramenta muito importante na avaliação das reabilitações implanto-suportadas pela categorização exaustiva que faz dos fatores de risco envolvidos. As variáveis que demonstraram uma relação significativa com o resultado final da SAC Assessment Tool demonstram a importância da sua inclusão nesta ferramenta. O resultado final da avaliação com esta ferramenta tem relação com o resultado clínico do tratamento.
Data do prémio15 jul 2022
SupervisorAndré Ricardo Maia Correia (Supervisor) & Pedro Rodrigues (Co-Orientador)

• Sistemas de apoio à decisão clínica
  • Implantes dentários