A Vacinação em Saúde Escolar, tendo em conta o Programa Nacional de Saúde Escolar, foca-se em colaborar na verificação do estado vacinal dos alunos, nomeadamente “Colaborar no cumprimento da 2ª dose da Vacina contra o Sarampo, Parotidite e Rubéola (VASPR2) no final do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.” (DGS, 2015, p. 46). O presente projeto de intervenção comunitária foi realizado numa Unidade de Cuidados na Comunidade e teve como objetivo geral contribuir para o cumprimento da VASPR2 nos alunos do 2.º ano do 1.º CEB, em dois Agrupamentos de Escolas do concelho. O projeto foi alicerçado na Metodologia do Planeamento em Saúde segundo Imperatori & Giraldes (1982) e Tavares (1990) e suportado no Modelo de Sistemas de Saúde de Betty Neuman (1995). O diagnóstico da situação foi realizado mediante a pesquisa de consenso junto de peritos, com recurso da técnica de Focus Group e permitiu perceber que era pertinente responder ao preconizado pelo Programa Nacional de Saúde Escolar na área da vacinação em saúde escolar, alinhado com o definido no Relatório de Atividades e Plano de Ação de Saúde Escolar (ACeS, 2023). Tudo isto em sintonia com os objetivos do Plano Nacional de Saúde 2021-2030 em manter sob controlo os problemas de saúde atualmente já controlados e, para tal, manter um elevado nível de cobertura vacinal (DGS, 2022, p. 52) e o referido pela Organização Mundial da Saúde na Agenda de Imunização 2021-2030 – onde se esclarece que devido ao facto do sarampo ser altamente contagioso, a sua presença serve como um rastreador da cobertura inadequada e das lacunas no sistema de saúde. Uma cobertura elevada com a vacina contra o sarampo é um indicador de um programa de imunização forte, o que pode sinalizar uma base sólida para os cuidados de saúde primários. A segunda dose da vacina contra o sarampo é uma oportunidade para focar no fortalecimento dos programas de imunização para alcançar crianças além do primeiro ano de vida e ampliar os serviços de imunização ao longo de toda a vida, daí a sua importância em contexto de saúde escolar (OMS, 2020, p. 7). Seguiram-se todas as fases desta metodologia, sustentando o projeto no referencial teórico. A avaliação do projeto permitiu concluir que existiu um contributo no âmbito do cumprimento da VASPR2 na população-alvo identificada. A realização deste projeto, concomitantemente com as atividades desenvolvidas ao longo do estágio final, contribuíram para o desenvolvimento de competências de mestre em Enfermagem, com a especialização em Enfermagem Comunitária: Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.
Data do prémio | 25 jun. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ana Resende (Supervisor) |
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- Enfermagem
- Saúde escolar
- Sarampo
- Parotidite
- Rubéola
- Vacinação
Vacinação em saúde escolar: intervenção de enfermagem comunitária
Pinto, M. G. S. (Aluno). 25 jun. 2024
Tese do aluno