Validação da implementação da IFS Food na Paupério e aplicação da mesma no software FlowM

• Marlene Sofia Sousa Araújo (Aluno)

A humanidade tem desenvolvido esforços para tornar o mundo cada vez mais globalizado e rápido em diversas áreas. Ter a possibilidade de transportar alimentos entre diversos continentes mantendo condições de segurança e qualidade é um dos exemplos passível de apresentar sobre a globalização em curso. Atualmente o mundo enfrenta a revolução 4.0. No que se refere às tecnologias de indústria 4.0 podemos apresentar a Manufacturing Execution System (MES), um formato de software que pretende guiar os operadores de chão de fábrica pelos diversos passos a percorrer na produção, assim como recolher e analisar os diversos dados que são inseridos pelos mesmos em todo o processo produtivo. A Foodintech é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas MES, apresentando assim ao mercado o software FlowM. Este software foi desenvolvido no sentido de apoiar todo o sector agroalimentar, entre outros. No setor agroalimentar têm sido feitos esforços pela criação de regulamentos e normas alimentares uniformizadas para as diferentes partes do mundo, como é o caso da IFS Food (International Featured Standards Food). A Paupério é uma empresa do sector das bolachas e biscoitos que utiliza o software FlowM para revolucionar os seus níveis de produção, segurança e qualidade e certificar a sua produção através da aplicação da norma IFS food versão 6. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho, foi sendo avaliada a desmaterialização da norma IFS Food no software FlowM. Este processo de desmaterialização, foi acompanhado de formação, quer nos módulos da aplicação quer na IFS Food, contemplando para isso os diferentes menus existentes no programa, assim como a consulta de diversos documentos. Os resultados obtidos perante a análise feita foram compilados em diversas tabelas e divididos conforme os seis grandes temas que a norma contempla: Responsabilidade da gestão de topo, Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança alimentar, entre outros. Toda a análise confirmou que todos os temas se encontram desmaterializados no software através dos seus diversos menus. As duas interfaces do software (Back office e Front office) permitiram a obtenção de respostas por parte dos utilizadores a vários níveis em tempo real. Por fim, sendo o software um programa em constante desenvolvimento, poderão sempre ser efetuadas diversas melhorias na parametrização e assim uma otimização constante na empresa em questão.
Data do prémio22 set. 2022
SupervisorPaula Teixeira (Supervisor)