Valorização da automação de processos empresariais
: caso de estudo da implementação RPA no processo O2C pelo modelo NPV

• Bruno Alexandre Henriques Silva (Aluno)

O trabalho de investigação proposto em contexto organizacional teve como objetivo avaliar a implementação de sistemas Robotic Process Automation (RPA) no processo Order to Cash (O2C) na organização SEG Automotive. Após uma breve contextualização deste tipo de tecnologia, principais vantagens e desafios na sua implementação é desenvolvido todo um trabalho sob o ponto de vista do controlo de gestão em avaliar o processo ex-ante e ex-post, resultante da implementação desta tecnologia no processo O2C para a organização recorrendo à definição de KPI’s, bem como, avaliar financeiramente os projetos de implementação RPA recorrendo ao NPV. Os resultados obtidos apresentaram que a implementação de KPI’s ao longo do processo ex-ante e ex-post permitem uma maior amplitude de análise quanto à implementação e avaliação de performance da tecnologia RPA. Por outro lado, sob o ponto de vista financeiro, esta investigação demonstrou também que os projetos de implementação RPA na organização permitem a criação de valor de acordo com uma análise NPV.
Data do prémio20 out. 2022
SupervisorÁlvaro José Barrigas do Nascimento (Supervisor)

• Automação
  • RPA