"Value drivers como métricas de desempenho que apoiam a tomada de decisão
: utilidade em empresas portuguesas”

  • Maria Benedita Sarmento de Melo Viana de Sousa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo de investigação tem como objetivo aferir o papel dos value drivers como métricas de desempenho nas empresas portuguesas: o seu modo de funcionamento (efeito, monitorização e ações corretivas adjacentes) e de que maneira são relevantes no apoio à decisão e na gestão estratégica das organizações portuguesas. A dissertação inicia-se com a definição de value drivers. Estes indicadores podem ser definidos como como qualquer variável que produza impacto no valor da organização, ou como fatores internos e externos que permitem a criação ou diminuição de valor da empresa (Wendee, 2011). São indicadores que atraem e motivam shareholders, stakeholders, gestores e administradores numa organização (Wendee, 2011). Estes indicadores podem ser tangíveis, como por exemplo, o retorno do investimento, o crescimento, o retorno do capital investido, retorno dos ativos, ou intangíveis, como a vantagem competitiva, a notoriedade, formas de propriedade intelectual e o capital humano, entre outros. Posteriormente é definido o valor de uma empresa, métodos de avaliação, a sua relação com value drivers e por fim a avaliação de desempenho. A título de enquadramento, colocando-se a principal questão de estudo no universo de empresas portuguesas, começa por se caraterizar o tecido empresarial português, a demografia das empresas que o compõem e os principais indicadores económicos. Para dar resposta às questões de investigação, procede-se a uma análise qualitativa, com recurso à elaboração de um guião e à realização de entrevistas a posições de referência em empresas portuguesas de diferentes setores e dimensões, para uma amostra mais abrangente. Posteriormente, procede-se ao tratamento e análise da informação recolhida. Os entrevistados demonstraram conhecimento sobre o conceito de value drivers, demonstraram que integravam o método de avaliação de desempenho da empresa da qual fazem parte, classificaram o seu grau de importância no dia a dia das empresas e referiram alguns exemplos práticos da sua utilidade.
Data do prémio20 dez. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLuís Marques (Supervisor) & Marta Maria Pereira Luiz (Co-Orientador)

Keywords

  • Métricas de desempenho
  • Avaliação de desempenho
  • Valor
  • Value drivers

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'