Nas últimas décadas, as sucessivas reformas têm gerado controvérsia quanto ao seu poder transformacional ao nível dos processos e resultados educativos. O presente estudo parte do nevoeiro (1), metáfora tradutora da indefinição e da possibilidade de mudança presentes no atual sistema educativo português e que as práticas docentes poderão ousar romper, através da adoção de estratégias de ensino promotoras de uma aprendizagem visível(2) em todos os alunos, com energia para impactar alterações a nível organizacional. Tendo por base uma epistemologia, tendencialmente, qualitativa, a investigação que se descreve corresponde a um estudo de caso com características de investigação pela ação, com enfoque na conceção e no desenvolvimento de um programa de intervenção em contexto escolar (Projeto Aprendizagem Visível – PAV), numa escola do Grande Porto, no ano letivo 2016/2017. O PAV conjetura um modelo didático inovador, suportado por metodologias ativas, que compelem ao (re)pensar das aprendizagens e das estratégias de ensino que as subsidiam. A multiplicidade de técnicas de recolha de dados (análise documental, entrevistas semiestruturadas/focus group, inquéritos por questionário, escalas e observação estruturada e não estruturada de aulas) em torno dos agentes educativos (lideranças de topo e intermédias,10 professores de Biologia e Geologia e 267 alunos do 10º ano de escolaridade) e das dinâmicas PAV, a par do esboço de um modelo ecológico de análise, pretendeu favorecer uma visão holística acerca da eventual relação entre a inovação ao nível dos processos de ensino e a melhoria da qualidade das aprendizagens. Os dados recolhidos e analisados no decurso do presente estudo permitiram-nos concluir que o monopólio da exposição dialogada em Biologia e Geologia, num momento pré-PAV, deu lugar a uma acentuada diversificação de estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação, foi substituído por uma geometria variável de interações grupais; que as inconsistências pré PAV, principalmente no que se refere aos modos de trabalho entre alunos, às práticas de diferenciação pedagógica e de articulação curricular e aos modos de avaliação das aprendizagens, foram transpostas pela assunção generalizada, por parte dos diferentes agentes educativos (lideranças, professores e alunos), de que o PAV impacta favoravelmente as aprendizagens pessoais, emocionais, sociais e académicas dos alunos, embora sem consenso no que respeita à sua influência nos resultados dos testes escritos e exames nacionais. Os traços de inovação curricular e pedagógica do PAV conferem-lhe capital importância na organização de novas situações de construção de conhecimento e trouxeram contributos efetivos para uma maior qualidade das aprendizagens, bem como repercussões a nível organizacional, pois as suas lógicas de ação serviram de fonte inspiracional para outros projetos centrados nas aprendizagens dos alunos e que despontam do saber profissional dos professores, enquanto líderes de processos de inovação pedagógica.
Data do prémio | 30 mar. 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ilídia Cabral (Supervisor) |
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- Inovação pedagógica
- Estratégias de ensino e aprendizagem
- Liderança centrada na aprendizagem
- Culturas profissionais docentes
- Aprendizagem visível
- Doutoramento em Ciências da Educação
Ver o nevoeiro e instituir outra luz: ensaio de iluminação, inovação pedagógica e melhoria das aprendizagens
Martins, H. F. D. S. (Aluno). 30 mar. 2021
Tese do aluno