Ao longo do tempo, a família tem-se mostrado como um agente de socialização fundamental no que concerne à formação dos seus elementos em termos de valores e normas que, por sua vez, se apresentam como base para a formação cívica. Atualmente, verifica-se uma transformação significativa na forma como mulheres e homens recebem a educação por parte da família, tendo, desta forma, impacto num maior equilíbrio de participação entre as mulheres e os homens na vida política e nos cargos que implicam participação nas tomadas de decisão. Esta mudança vai ao encontro da procura por uma maior competência democrática a partir de uma representação social mais fiel. Desta forma, e porque é necessário saber mais acerca destas mudanças, o presente estudo explora aspetos psicossociais relacionados com a família, de mulheres com participação cívica e/ou política. O estudo assenta nas narrativas de dezanove mulheres, recolhidas a partir de entrevistas realizadas no âmbito do projeto Participo!, que visa promover o aumento das taxas de participação política e cívica de mulheres de uma região delimitada da cidade do Porto. Através de procedimentos de análise qualitativa, descrevemos seis dimensões: dimensão socioeconómica; o funcionamento familiar; interações entre membros da família; ideologias políticas familiares; valores sociais da família; e papéis de género na família. De forma global, foi possível compreender que parece existir uma ligação entre as experiências e exemplos de participação cívica e/ou política no âmbito familiar e a participação cívica e/ou política das participantes.
Data do prémio | 14 jul. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Alexandra Carneiro (Supervisor) & Raquel Matos (Co-Orientador) |
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- Mulheres
- Família
- Participação política
- Participação cívica
Vida familiar e participação cívica e política no feminino
Ramires, M. V. (Aluno). 14 jul. 2022
Tese do aluno