Violência por parte do parceiro íntimo
: preditores de comportamento de risco para o VIH

• Ana Luísa da Cunha Pereira de Barros (Aluno)

Introdução: A violência por parte do parceiro íntimo (VPI) é uma causa frequente de morbilidade, podendo englobar comportamentos de risco para o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) nas mulheres que são vítimas de VPI. Objetivos: Analisar os preditores associados aos comportamentos de risco para o VIH em mulheres vítimas de VPI, avaliando o impacto da VPI e do trauma na infância nos comportamentos de risco para o VIH e estudar as diferenças entre vítimas e não vítimas ao nível do trauma na infância, do uso do preservativo, da presença/história de infeções sexualmente transmissíveis (ISTs) e do teste ao VIH. Metodologia: Participaram 141 mulheres, 61 vítimas de VPI e 80 não vítimas, através do preenchimento de instrumentos de autorrelato: um questionário sociodemográfico, as Escalas de Táticas de Conflito Revisadas, o Questionário de Trauma Infantil e vários questionários de autorrelato, que avaliam o comportamento de risco para o VIH. Resultados: Verificou-se que mulheres vítimas de VPI relatam maior trauma na infância e mais ISTs do que mulheres não vítimas, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas. As mulheres vítimas também apresentam menor uso do preservativo e mais testes ao VIH. A VPI contribui significativamente para a presença/história de ISTs. Verificaram-se relações positivas estatisticamente significativas entre a VPI e o trauma na infância, entre a presença/história de ISTs e a agressão psicológica e o abuso físico sem sequelas, e entre o teste ao VIH e a agressão psicológica e a presença/história de ISTs. Adicionalmente, verificou-se que ter menos idade prediz o uso do preservativo e que a VPI prediz a presença/história de ISTs. A realização do teste ao VIH não é predita pela VPI nem pelo trauma na infância. Conclusão: É necessário desenvolver programas de intervenção e prevenção de comportamentos sexuais de risco para o VIH em mulheres vítimas de VPI.
Data do prémio2020
SupervisorEleonora C. V. Costa (Supervisor)

• Violência por parte do parceiro íntimo
  • Comportamentos de risco para o VIH