O caso aqui apresentado procura perceber o perigo potencial que as empreses de telecomunicações enfrentam devido à emergência de novas tecnologias que procuram substituir os serviços existentes e ainda fornecem benefícios extra aos consumidores. De modo a que o leitor possa compreender o status quo atual, o caso fornece informação relativa à posição atual da Vodafone no mercado Português de telecomunicações e ainda procura dar a conhecer novos serviços existentes, também conhecidos como over the top. Dada toda esta informação, as notas de aprendizagem vão se debruçar em compreender se a Vodafone deveria de facto adiantar se à competição e ser a primeira empresa a inovar no mercado Português, ou se deveria esperar e seguir atrás de outras empresas. Concluí se que a Vodafone tem vantagem considerável neste tipo de mercado se agir primeiro. Outra questão que é respondida ao longo da tese é a seguinte, quais as funcionalidades futuras que são mais valorizadas pelos consumidores, especialmente os Millenials. Estes valorizam funcionalidades como a mobilidade, criatividade, adaptabilidade e a opção de se conectarem através do uso da tecnologia. Estas dinâmicas já são abordados com sucesso por novas tecnologias que diretamente procuram satisfazer as necessidades dos Millenials. Incorporar estas funcionalidades não é uma tarefa simples mas é necessário que a Vodafone consiga tornar os seus serviços mais móveis e melhorar a qualidade. Por último, o caso centra se na noção que inovação é mandatória numa indústria tão ligada à tecnologia.
Data do prémio | 26 jul. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | João Paulo Simão Pires (Supervisor) |
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- Telecomunicações
- Pacotes de serviços
- Tecnologias emergentes
- Gestão da inovação
- Internet TV
Vodafone Portugal: subscription TV facing emerging technologies
Santos, F. D. C. B. V. D. (Aluno). 26 jul. 2016
Tese do aluno