Portfólios geridos por volatilidade (VMPs) proporcionam ganhos económicos para investidores de risco-retorno para vários fatores. A literatura realça que o VMP do fator de mercado, cujo desempenho é robusto a custos de transação e limites de arbitragem, tem performance concentrada em períodos de sentimento de investidor alto. Este estudo investiga a relação entre o desempenho dos fatores de mercado geridos por volatilidade e o sentimento dos investidores a nível global e testa se este desempenho está concentrado em períodos de sentimento de investidor alto. Utilizando uma estratégia de volatilidade inversa, esta análise investiga o desempenho das VMPs face aos seus fatores de mercado não geridos em seis países entre 1986 e 2015, integrando indicadores de sentimento como o índice de Baker and Wurgler e índices de sentimento locais. Este estudo apresenta alphas e Sharpe ratios para a amostra, e para cada período de sentimento e de volatilitade, denominados de alto e baixo. Os resultados demonstram que, geralmente, as VMPs não superam significativamente os fatores de mercado em termos de retornos ajustados ao risco, sendo o seu desempenho relativamente influenciado pelo sentimento dos investidores. Especificamente, utilizando o BW como índice de sentimento, as VMPs nos EUA exibem um alpha concentrado em períodos considerados de sentimento alto, de acordo com as teorias de sentimento estabelecidas. Contrariamente, os dados da Alemanha e França sugerem uma maior concentração da performance em períodos de sentimento baixo. Adicionalmente, é demonstrado que ao utilizar diferentes índices de sentimento são obtidos diferentes concentrações do desempenho dos VMPs.
Data do prémio | 7 mai. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Pedro Barroso (Supervisor) |
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- Portfólios geridos por volatilidade
- Relação risco-retorno
- Sentimento
- Performance
Volatility-managed portfolios and sentiment: evidence from across the globe
Ferreira, J. P. S. (Aluno). 7 mai. 2024
Tese do aluno