Voluntariado corporativo
: o caso da Sage Portugal-Software, S.A.

  • Beatriz Baldaque Marinho Guedes Barbosa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Existem cada vez mais empresas a investirem em responsabilidade social corporativa, por conseguinte há necessidade de avaliar as motivações das empresas ao implementarem esta estratégia e as motivações dos colaboradores a participarem, ou não, em atividades de voluntariado corporativo.Este trabalho foca-se na análise destes pontos, no caso particular da Sage Software – Portugal SA, explorando a Sage Foundation - fundação integrada na multinacional que promove responsabilidade social junto dos colaboradores.Os resultados foram obtidos através de uma análise a entrevistas e inquéritos realizados a colaboradores da empresa. Os resultados indicam que os motivos que levam a empresa a promover atividades de voluntariado vão ao encontro dos observados na literatura; os benefícios e prejuízos que a empresa tem ao implementar esta estratégia vão, também, ao encontro dos observados na literatura. Já as motivações dos colaboradores que participam, apenas alguns vão ao encontro dos referenciados na literatura, tendo sido identificados também outros motivos, como a identificação com a causa e a obrigatoriedade no cumprimento dos objetivos anuais.Este trabalho apresenta contributos para o conhecimento existente através da confirmação de evidências prévias e da identificação de novas motivações. No âmbito empresarial, este trabalho permite propor novas formas de melhorar a participação dos colaboradores em atividades de voluntariado, promovidas pela Sage Foundation.
Data do prémio13 jul. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPaulo Alexandre de Oliveira Duarte (Supervisor) & Isália Barata (Co-Orientador)

Keywords

  • Voluntariado corporativo
  • Responsabilidade social corporativa
  • Motivações
  • Colaboradores

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'