Web push notifications como estratégia de angariação de público para a informação

  • Manuel Várzea Segurado Marques (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A presente investigação realizada no âmbito do Mestrado de Ciências da Comunicação na vertente de Internet e Novos Media tem como tema central os web push notifications,enquanto estratégia de angariação de novos utilizadores para os websites que utilizam esta nova ferramenta.A parte teórica da dissertação refere a evolução constante do mundo digital, consequência do aparecimento da Internet e a necessidade que existe das pessoas e empresas se adaptarem a este novo processo, a digitalização. Como consequência do aparecimento da Internet o mundo mudou, tal como a maneira de se fazer negócios, algo que introduz um novo modelo de comunicação e um novo modelo de venda.Também como consequência do aparecimento da Internet e modernização das empresas surgem os novos modelos de negócio, tais como, os negócios através das redes sociais, mais nomeadamente, os negócios feitos através do Facebook e Instagram. Porém, estes apresentam um problema, o algoritmo, algo que se encontra em constante mutação, o que torna o trabalho das empresas mais árduo no que diz respeito à angariação de tráfego para os seus websites.A componente empírica explora os novos modelos de angariação de tráfego utilizados pelas empresas, tal como, os seus resultados e melhores práticas aquando da sua utilização.As empresas necessitaram de arranjar uma solução às redes sociais visto que, estas tinham a si associadas o carácter da imprevisibilidade, então, viraram-se para as notificações e assim,surgiram os mobile notifications e os web push notifications como alternativas às redes sociais, no que diz respeito à angariação de novos utilizadores/clientes.A dissertação explora a novidade que os web push notifications introduziram nas empresas e o seu papel neste novo modelo de fazer negócio. Para o efeito, foram analisados três casos de estudos de três empresas digitais que utilizam estas notificações, o MSN, o jornal O Público digital e o jornal O Sol digital, onde são analisadas as principais vantagens e desvantagens destes web push notifications e mobile notifications e é também elaborado um guia de “best practise” para utilizar esta nova ferramenta.
Data do prémio9 jun. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRita Figueiras (Supervisor)

Keywords

  • Web push notifications
  • Notificações
  • Mobile notifications
  • Internet
  • Redes sociais
  • Algoritmo
  • Utilizadores

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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