O crescimento do uso da internet permitiu que, nos últimos anos, as empresas tirassem proveito das vantagens deste meio. Os modelos de negócio conhecidos como Web-to-Print e Print-on-Demand chegaram recentemente à Industria Gráfica, no seguimento da premissa anterior. No entanto, a recorrência a lojas gráficas com presença física, para satisfazer as necessidades de impressão de produtos estacionários, é ainda uma realidade em Portugal. A WebImprime – primeira gráfica online portuguesa – opera nesta indústria apenas com presença online. E, atualmente, está a debater-se com obstáculos no aumento da sua quota de mercado, visto que os consumidores portugueses ainda estão relutantes relativamente a compras através da internet. Para além disso, uma conhecida cadeia portuguesa que opera em vários segmentos de mercado, vai entrar na indústria gráfica com presença física e online. Simão Vaz, gestor de marketing e cofundador da empresa, enfrenta um desafio no qual tem que tomar uma decisão estratégica que pode passar por mudar o foco do seu segmento atual (consumidores online, que representam apenas 7% do mercado) para a maioria dos consumidores da indústria, aqueles que compram em lojas físicas. Posto isto, ao longo da dissertação, é feito um estudo intensivo ao contexto situacional da empresa, bem como do comportamento online e offline dos consumidores e seus hábitos de compras. Sendo depois sugeridas soluções para aumentar a confiança no website e, ao mesmo tempo, é avaliada a viabilidade de uma estratégia híbrida com o objetivo de segmentar todos os clientes da indústria e ganhar uma maior quota de mercado.
| Data do prémio | 25 fev. 2016 |
|---|
| Idioma original | English |
|---|
| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
|---|
| Supervisor | Paulo Alexandre Gonçalves Marcos (Supervisor) |
|---|
WebImprime : a Web-to-Print Company Adaption to the Portuguese online/offline shopping behavior: a case on online consumer behavior and STP strategies
Gomes, L. M. L. (Aluno). 25 fev. 2016
Tese do aluno: Dissertação de mestrado