What factors determine the purchase intention of Halal products by Porto-Muslim consumers

• Nasir Ahmad (Aluno)

Objectivo - Em primeiro lugar, pretende compreender os atributos do consumidor muçulmano que impulsionam a intenção de compra de produtos Halal no Porto, Portugal. Em segundo lugar, pretende identificar os principais inconvenientes enfrentados pela comunidade muçulmana residente no Porto na obtenção de produtos Halal, o que seria a base para o desenvolvimento de um caso comercial que nos permita analisar melhor a situação actual neste sector empresarial. Desenho/método/abordagem - Foi realizada uma investigação quantitativa para compreender os problemas e as oportunidades da comunidade muçulmana residente no Porto e para analisar os factores que os motivam a comprar produtos Halal. A investigação aplicou a teoria do comportamento de planeamento como um quadro teórico. Utilizámos a análise de regressão múltipla para identificar os factores que afectam o comportamento de compra de alimentos Halal da Comunidade Muçulmana que vive no Porto. Desenvolvemos também um caso de negócios e um inquérito realizado no seio da comunidade muçulmana residente no Porto. Os dados foram recolhidos através de questionários auto-administrados. Conclusões - Os resultados da análise de regressão múltipla indicam que a norma subjectiva tem uma influência positiva e significativa na intenção de comprar alimentos halal entre os muçulmanos que vivem na cidade do Porto. Além disso, há provas de uma falta de abastecimento adequado de produtos certificados Halal no Porto. Originalidade/valor - Não há muitos estudos sobre produtos Halal realizados em Portugal, o assunto ainda é uma novidade e isto pode dever-se ao facto de não existir uma grande comunidade muçulmana a viver em Portugal. Para além disso, a maioria dos estudos sobre a intenção de compra do consumidor visam apenas identificar factores motivadores de compra e/ou obstáculos. Este, no entanto, visa ainda propor um caso comercial a ser seguido por qualquer comerciante que pretenda servir este mercado, o qual desenvolvemos na firme convicção de que pode promover o comportamento real de compra.
Data do prémio8 jul 2021
SupervisorSusana Silva (Supervisor) & Paulo Alexandre de Oliveira Duarte (Co-Orientador)

• Intenção de compra
  • Produto Halal