What is the effect of IFRS 9 ECL and FinRep on the stability of banks in Europe?

• Leonard Ayrton Simon (Aluno)

Nos últimos anos, organismos reguladores e contabilísticos como a Autoridade Bancária Europeia (EBA) e o International Accounting Standards Board (IASB) procuraram novas normas e requisitos contabilísticos para reforçar a estabilidade financeira no mercado financeiro da União Europeia. O modelo de perdas de crédito previstas (ECL) da Norma Internacional de Informação Financeira (IFRS) 9 foi introduzido pelo IASB para contabilizar as perdas de crédito futuras previstas, expandindo o horizonte temporal com alterações metodológicas significativas do modelo de perdas anteriormente incorridas da Norma Internacional de Contabilidade (IAS) 39. Além disso, o Regulamento dos Requisitos de Capital trouxe novas obrigações de informação financeira dos bancos com o objectivo de aumentar a transparência dos riscos sistemáticos no mercado. Esta dissertação avalia o impacto do modelo ECL da IFRS 9 e do Regulamento de Informação Financeira Regulamentar (FinRep) na estabilidade dos bancos na Europa, que foi implementado em 2018. O modelo de perda de crédito esperada traz vários efeitos que têm impacto na estabilidade das instituições financeiras, tanto positiva como negativamente. A elevada dinâmica do FinRep levou a que a exigência de prestação de informação se desenvolvesse para uma componente significativa dos custos de conformidade das instituições financeiras, reduzindo a rentabilidade. Este documento conclui que a IFRS 9 ECL e a FinRep têm um efeito positivo global significativo na estabilidade dos bancos na Europa. Além disso, este documento conclui que impacto da IFRS 9 ECL e da FinRep na estabilidade financeira varia ao longo do tempo e de acordo com os mercados regionais dos bancos.
Data do prémio25 jan 2022
SupervisorEva Schliephake (Supervisor)

• Modelo de perdas de crédito esperadas
  • Relatórios financeiros