What makes bikes cool, and is coolness enough to encourage bike commuting?

  • Sofia do Vale de Lima (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Utilizar a bicicleta como meio de transporte é uma prática saudável e ecológica, várias partes interessadas e empresas tem promovido estas iniciativas encorajando os seus trabalhadores a adotar este meio. No entanto, existe falta de estudos que abordem essa mudança do ponto de vista do marketing/branding. Este estudo tem como foco a analise de aspetos “cool” da bicicleta como o conforto, as condições, as características e a qualidade, além disso a perceção que os valores ambientais, sociais e de saúde tem na intenção de adotar este meio, de seguida analisa de que forma estes aspetos “cool” da bicicleta influenciam a intenção de comutar na mesma. Para além disso, analisa de que forma várias barreiras interferem na relação entre aspetos “cool” da bicicleta e intenção de comutar de bicicleta. Para testar o modelo proposto, dois inquéritos online foram realizados e para testar as hipóteses foi usado o “Structural Equation Modelling”. Os resultados indicam que a maioria dos fatores relacionados com a bicicleta influenciam positivamente os aspetos “cool” da mesma, enquanto a perceção do valor social e de saúde impactam apenas uma e duas dimensões desses aspetos, respetivamente. Além disso, comprovou-se que duas dimensões de uma bicicleta “cool” (esteticamente apelativa e popular) influenciam a intenção de usar esse meio. Por fim, o estudo discute o efeito moderador de variáveis, relacionadas com o trabalho, o utilizador e as condições ambientais, na relação anteriormente descrita. Com base nisto, foram apresentadas contribuições teóricas e discutidas implicações práticas dos resultados bem como recomendações para futuras investigações.
Data do prémio19 out. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaher Georges Elmashhara (Supervisor) & Ricardo Ribeiro (Co-Orientador)

Keywords

  • Comuta urbana
  • Comuta de bicicleta
  • Aspetos “cool” da bicicleta
  • Intenção comportamental
  • Conveniência

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'