What motivates Portuguese consumers to boycott Russian companies amid the conflict in Ukraine?
: the role of making a difference

  • Inês Maria Duarte Costa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta tese tem como objetivo investigar se os consumidores portugueses têm adotado o boicote a produtos russos como resposta ao atual conflito na Ucrânia que começou em fevereiro de 2022, e, se assim for, quais são as motivações por trás desse boicote. Apesar do número alargado de pesquisas teóricas sobre boicote por parte dos consumidores, há uma falta de pesquisa empírica sobre as motivações individuais dos consumidores para boicotar. Este estudo empírico tem como objetivo abordar essa lacuna examinando o impacto de seis diferentes variáveis na intenção de boicotar pelos consumidores portugueses. O conflito em curso na Ucrânia fornece um caso ideal para investigar as motivações dos consumidores portugueses para boicotar produtos associados à Rússia. Pesquisas anteriores sobre o conflito ucraniano focaram apenas na reação do mercado financeiro, ao invés das perspetivas individuais dos consumidores. Este estudo conclui que o principal fator para os consumidores portugueses boicotarem é o desejo de fazer a diferença, e que, a eficácia percebida, o idealismo ético ou os contra-argumentos acabaram por não serem significativos na decisão de boicotar ou não. O estudo conclui ainda que as principais motivações por trás do boicote pelos consumidores portugueses são o desejo de fazer a diferença, animosidade em relação a um país e influência social. A pesquisa fornece insights para empresas que são ou podem ser afetadas por boicotes, políticos e académicos interessados no comportamento do consumidor. Os resultados também têm implicações para empresas que operam em países que enfrentam situações de conflito e que precisam de lidar com tensões políticas.
Data do prémio4 jul. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSusana Silva (Supervisor)

Keywords

  • Boicote
  • Intenção de boicote
  • Smart PLS
  • Motivações
  • Portugueses
  • Comportamento do consumidor

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'