When packaging communication does not tell everything
: a study of the impact on purchase intent

  • Maria Quartin Simão Montalvão Figueiredo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Antigamente, as embalagens tinham o objetivo de proteger o produto e de facilitar o transporte. Contudo, a função das embalagens mudou e cada vez mais são consideradas um elemento essencial do marketing. Atualmente, têm um maior peso na distinção entre marcas e uma enorme influência nas escolhas dos consumidores, especialmente em captar a atenção entre vários produtos. Esta dissertação foca-­se nas massas sem glúten e em como as diferentes embalagens afetam as decisões dos consumidores. Os estímulos estudados são: embalagens que omitem informação; embalagens com a informação correta, e embalagens com informação errada. De forma a escolher os estímulos para o estudo e evitar enviesamentos, realizou­-se um focus group. De seguida, foi realizado um questionário online de forma a testar as hipóteses da literature review. Os dados recolhidos através do questionário foram analisados no SPSS Statistics e são apresentados nos últimos capítulos desta dissertação. Através dos testes, pode-­se concluir que a qualidade percecionada explica a relação entre estímulos e intenção de compra e que o moderador, conhecimento do consumidor, não modera a relação entre a qualidade percecionada e intenção de compra e a relação entre embalagem e intenção de compra.
Data do prémio31 jan. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPaulo Romeiro (Supervisor)

Keywords

  • Visual
  • Embalagem
  • Qualidade percecionada
  • Conhecimento do consumidor
  • Intenção de compra
  • Informação das embalagens

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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