Who is co-creating?
: the importance of the co-creator in product preference

  • Gonçalo Oom Alves Cardoso (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Nos dias de hoje os mercados estão cada vez mais competitivos e as empresas procuram novas maneiras de se diferenciar da concorrência. Co-criação é uma nova tendência no mercado empresarial e define-se como sendo uma estratégia de envolver os consumidores no processo de desenvolvimento de novos produtos. Esta tese pretende explorar as percepções dos consumidores relativamente a produtos co-criados. Além desta análise, será testado se estas percepções se alteram de acordo com o co-criador. Foi estudada a influência do co-criador no valor que o consumidor dá ao produto, através da medição da qualidade, recomendação, vontade de pagar e de comprar. Esta análise foi conseguida através de questionários em loja e on-line. As hipóteses definidas foram testadas usando uma experiência 4x1 entre sujeitos onde o mesmo questionário e produto foram usados no entanto, os entrevistados foram distribuídos aleatoriamente para um dos cenários de quatro diferentes co-criadores. Estes sendo um consumidor ocasional (occasional user), um consumidor profissional (professional user), um fornecedor externo (external supplier) e um empregado da loja (internal staff), sendo os dois primeiros consumidores de uma empresa de retalho e os dois últimos ligados a essa mesma empresa. Os resultados demonstraram que os entrevistados valorizam mais os produtos co-criados pelos consumidores, sendo o consumidor ocasional o co-criador com melhor impacto na percepção do produto. A exploração deste tema é de elevada importância para a criação de uma estratégia e comunicação para o mercado por parte das empresas.
Data do prémio10 mai. 2016
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCláudia Isabel de Sousa Costa (Supervisor)

Keywords

  • Co-criação
  • Percepções
  • Conhecimento
  • Co-criadores
  • Inovação
  • Produto co-criado

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'