Nos dias de hoje os mercados estão cada vez mais competitivos e as empresas procuram novas maneiras de se diferenciar da concorrência. Co-criação é uma nova tendência no mercado empresarial e define-se como sendo uma estratégia de envolver os consumidores no processo de desenvolvimento de novos produtos. Esta tese pretende explorar as percepções dos consumidores relativamente a produtos co-criados. Além desta análise, será testado se estas percepções se alteram de acordo com o co-criador. Foi estudada a influência do co-criador no valor que o consumidor dá ao produto, através da medição da qualidade, recomendação, vontade de pagar e de comprar. Esta análise foi conseguida através de questionários em loja e on-line. As hipóteses definidas foram testadas usando uma experiência 4x1 entre sujeitos onde o mesmo questionário e produto foram usados no entanto, os entrevistados foram distribuídos aleatoriamente para um dos cenários de quatro diferentes co-criadores. Estes sendo um consumidor ocasional (occasional user), um consumidor profissional (professional user), um fornecedor externo (external supplier) e um empregado da loja (internal staff), sendo os dois primeiros consumidores de uma empresa de retalho e os dois últimos ligados a essa mesma empresa. Os resultados demonstraram que os entrevistados valorizam mais os produtos co-criados pelos consumidores, sendo o consumidor ocasional o co-criador com melhor impacto na percepção do produto. A exploração deste tema é de elevada importância para a criação de uma estratégia e comunicação para o mercado por parte das empresas.
Data do prémio | 10 mai. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Cláudia Isabel de Sousa Costa (Supervisor) |
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- Co-criação
- Percepções
- Conhecimento
- Co-criadores
- Inovação
- Produto co-criado
Who is co-creating? : the importance of the co-creator in product preference
Cardoso, G. O. A. (Aluno). 10 mai. 2016
Tese do aluno