O crescimento de áreas urbanas está a aumentar preocupações relacionadas com congestão, parqueamento e poluição. Porém, juntamente com os desenvolvimentos tecnológicos verificados nas últimas décadas, novas oportunidades surgiram. O conceito de mobilidade partilhada é definido por permitir o acesso temporário a veículos. Esta mudança de propriedade para soluções baseadas em acesso está a aumentar e é expectado representar uma parte significativa de práticas de mobilidade no futuro se forem executadas as abordagens corretas.Este estudo é focado nos tópicos poucos explorados da partilha de carros entre pares, mais especificamente nas estratégias de mercado que as plataformas de partilha devem implementar de modo a assegurar o seu sucesso no mercado português. Os dados foram obtidos através de grupos de foco, seguindo entrevistas semiestruturadas, com jovens referentes às suas consideráveis vantagens e desvantagens ligadas com possuir um carro, barreiras motivacionais relativas com a partilha dos seus veículos pessoais e posições sobre elementos de estratégias de mercado. Os resultados mostraram uma necessidade por Seguro, informação disponível, parqueamento gratuito, regulamento dos condutores, acesso sem chave, meios de transportes substitutos na plataforma, ofertas mensais verdes e veículos profissionalmente limpos. A tese finaliza com as limitações verificadas e sugestões para estudos futuros.
Data do prémio | 3 fev. 2021 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Christina Melanie Bidmon (Supervisor) |
---|
- Portugal
- Partilha de carro entre pares
- Barreiras motivacionais
- Estratégias de mercados
- Jovens
- Mobilidade partilhada
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Would you share your car?: go-to-market strategies for peer-to-peer carsharing systems
Oliveira, J. D. M. D. A. E. (Aluno). 3 fev. 2021
Tese do aluno