Youtube e a literacia em saúde
: o caso dos distúrbios alimentares

  • Mélanie Marques Fernandes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo analisa o conteúdo de vídeos presentes no YouTube sobre distúrbios alimentares, visando compreender de que forma estes contribuem para a literacia em saúde de quem os visiona, bem como aferir a qualidade da informação sobre saúde presente nos mesmos. Pretende ainda explorar de que forma a autoria de um vídeo está relacionada com a qualidade do mesmo e se a qualidade tem efeitos na sua popularidade.
De forma a entender estas questões, desenvolveu-se uma metodologia de investigação mista, baseada numa primeira fase numa análise de conteúdo quantitativa de 30 vídeos acerca de distúrbios alimentares no YouTube, procurando analisar o seu conteúdo através critérios de medição de qualidade e confiabilidade, de modo a compreender o valor desta plataforma digital para a literacia em saúde. Numa segunda fase, procedeu-se a uma análise de conteúdo qualitativa dos quatro vídeos que melhor pontuaram no índice de qualidade através de uma análise categorial.
Os resultados desta análise permitem concluir que existe potencial para o YouTube ser uma ferramenta de qualidade para a promoção de informações de saúde, no entanto, a maioria dos vídeos analisados revelaram um baixa qualidade das informações, pelo que ainda há melhorias a fazer antes de se poder considerar este medium social um bom aliado para a promoção da literacia em saúde.
Data do prémio28 jun. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCátia Ferreira (Supervisor)

Keywords

  • YouTube
  • Literacia em saúde
  • Redes sociais digitais
  • Distúrbios alimentares

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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