Zinc-air batteries and electric vehicles

Título traduzido da tese: Baterias de zinco-ar e veículos elétricos
  • Noah Alexander Fiene (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Os efeitos das alterações climáticas são mais graves do que nunca, pressionando assim os governos e as comunidades a tomarem medidas concretas para mitigar o seu impacto. O reconhecimento da contribuição das emissões dos transportes para o aquecimento global levou a uma mudança para a mobilidade elétrica. No entanto, o exemplo das baterias dos veículos elétricos - a bateria de iões de lítio - não é tão perfeito como se quer fazer crer. Assolada por preocupações de sustentabilidade, coloca-se a questão de saber se existe uma alternativa à
bateria de iões de lítio. Esta tese compara e contrasta uma bateria de zinco-ar com uma bateria de iões de lítio, para avaliar a sua viabilidade para alimentar veículos elétricos. Embora o zinco ofereça recursos abundantes e maior segurança, os obstáculos técnicos impedem a sua adoção comercial. Os conhecimentos dos especialistas confirmaram que as baterias de zinco-ar têm um grande potencial para uma série de aplicações, mas é necessário ultrapassar os desafios técnicos antes de as ZAB poderem ser comercializadas. É provável que a penetração no mercado se inicie nesta década, visando segmentos de veículos mais pequenos, como os de duas e três rodas. Dentro de 10 a 15 anos, prevê-se a penetração total no mercado de todos os veículos.
Data do prémio16 out. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPeter V. Rajsingh (Supervisor)

Keywords

  • Baterias de zinco-ar
  • Bateria de iões de lítio
  • Veículos elétricos
  • Mobilidade
  • Alterações climáticas
  • Emissões nos transportes
  • Sustentabilidade
  • Desafios técnicos

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'